Um líder movido a metas

 

Por Danilo Marconi

 

O empresário Mário Gazin encerrou o ciclo de palestras do Lidere 2017 cheio de entusiasmo. Cativante, mexeu com o público e arrancou gargalhadas. Em quase uma hora, ele transmitiu experiências do longo da vida empreendedora que ajudaram no a construir o Grupo Gazin, conglomerado composto por dez unidades de negócios, cujo faturamento neste ano deve chegar a R$ 278 milhões.

A empresa, que nasceu na pequena Douradina, é uma das maiores redes varejistas do Brasil e registra crescimento médio de 18% ao ano. “Só alcançamos esses números porque estabelecemos metas e somos transparentes com todos os funcionários”, disse.

Mesmo com 167 filiais no Brasil, ele garante que o maior ativo da empresa são os funcionários. Orgulha-se de ter instituído uma universidade corporativa na companhia há duas décadas e contar com 27% de empreendedores dentro do quadro laboral.

Tanto que anúncios de faturamento são apresentados para todos os funcionários no pátio das indústrias. “Como (os funcionários) vão ajudar se não fala onde quer chegar”, questionou. Por ano, ele promove uma viagem com 350 colaboradores que batem metas.

O Grupo Gazin conta com 7,3 mil empregados e não registrou redução do quadro nos últimos três anos, pelo contrário. “Ficamos dois anos com 6,5 mil empregados. Agora estamos em 7,3 mil e queremos chegar ao final deste ano com pelo menos mais 200.”.

Metas são como dogmas na vida empreendedora de Mário Gazin. Ainda adolescente, ele adquiriu um pequeno comércio em Douradina e nunca parou. “Sabendo quando ganha, dá para saber quanto pode gastar. Nunca pensei em pegar muito dinheiro, mas conseguia investir”, lembrou. Mês passado, a empresa registrou lucro de R$ 17,5 milhões.

Desta forma, o Grupo Gazin completa 51 anos e em franca expansão. “De cinco em cinco anos conseguimos dobrar nosso patrimônio. Isso aconteceu três vezes nos últimos 15 anos”, recordou.

De Londrina, Mário Gazin voltou para Douradina, na região noroeste do Paraná, cidade onde reside, trabalha e estabelece metas.

 

Deixe um comentário